UM PROJETO DE SUCESSO: ESTAGIÁRIOS COMEMORAM UM ANO DE CONTRIBUIÇÃO NA GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
Aconteceu na última sexta-feira(06), no Auditório da Escola Municipal Estêvam Ângelo de Sousa, o 1º aniversário do Núcleo de Estágio Municipal, onde os coordenadores, supervisores e estagiários puderam fazer um relato de suas exitosas experiências de 2019 até aqui. O resultado foi um só: um grande sucesso.
Aprovado na Câmara Municipal de Vereadores de Codó em 19 de julho de 2019, o Programa Municipal de Estágio, Lei Nº 1.848/2019, permitiu a inserção de estudantes em fase de conclusão de cursos em repartições públicas, inclusive em suas autarquias e fundações, na condição de estagiários em conformidade com a Lei Federal Nº 11.788/2008.
O projeto de lei foi resultado da articulação do Prefeito Francisco Nagib, do Vice-Prefeito Ricardo Torres e do Vereador Iltamar Muniz que apresentou ao Parlamento Municipal os argumentos em defesa do referido projeto até a sua aprovação.
Vencida esta etapa, a lei foi sancionada, dando origem ao Núcleo de Estágio Municipal, cuja função é a execução das determinações da lei, estabelecendo parcerias com as instituições de ensino e firmando termos de compromisso com os estagiários. Além disso, o Núcleo de Estágio assessora e acompanha o desenvolvimento das atividades do estagiário ao estabelecer uma supervisão em cada repartição onde estes atuam.
No encontro desta sexta-feira, estiveram presentes: o Prefeito Francisco Nagib, a Primeira Dama Agnes Oliveira, o Vice-Prefeito Ricardo Torres, o Vereador Iltamar Muniz, a Secretária de Educação Fátima Stella Barbosa, o Subprocurador do Município Dr. Ribamar Carvalho, o Coordenador do Núcleo de Estágio Geraldo Ricardo Freire Filho, além de representantes de diversas secretarias do município. Oportunamente, o Prefeito Francisco Nagib falou da ousadia da gestão municipal em abrir as portas para este público, chegando a números superiores a cinquenta estagiários no primeiro ano de execução com remuneração por meio de bolsas. Expressando alegria, o prefeito falou ainda de como isso já se tornou, a partir do sucesso de Codó, uma pauta estadual.
Na ocasião foram montadas rodas de conversa, onde foram apresentados vídeos da atuação dos estagiários ao longo de ano e foi possível ouvir relatos dos supervisores assegurando que não é possível retroceder neste caminho. A estudante de direito Samira Fádia, estagiária na Delegacia Especial da Mulher, afirmou que “encontrou o seu caminho profissional e que ser delegada nesta área para poder ajudar mais as pessoas, especialmente as mulheres vítimas da violência”. Neste mesmo, sentido o estudante de Engenharia Civil Filipe Araújo, reconheceu como esta experiência lhe deu mais conhecimento que muitas cadeiras pagas na sala de aula na universidade. “Aqui tive que lidar com orçamentos, licitações e cálculos de obras que não vi na faculdade”, disse Filipe.
Estagiários de Direito, Engenharia, Pedagogia, Psicologia , Química, História, Odontologia, etc., todos à mesa falaram de como tem sido gratificante colaborar com o município de Codó e, sobretudo, ser percebido desde já pelo mercado de trabalho que o aguarda.
Nas palavras do Coordenador, Geraldo Filho, o sucesso deste trabalho está no fato de os estagiários se mostrarem muito abertos aos desafios que lhes são propostos, agregando às repartições onde estão estagiando suas expertises acadêmicas e tecnológicas. Nas palavras de Ricardo Torres, que à época estava secretário de educação, esse primeiro aniversário do Núcleo de Estágio trouxe ao conhecimento da sociedade codoense o potencial desses jovens estudantes e, ao mesmo tempo, os resultados alcançados revelam um sucesso total. Ricardo Torres concluiu suas palavras parabenizando a todos pelo exitoso trabalho.