Prefeitura promove Programa de Formação para Jovens Quilombolas em Codó
Em parceria com o governo do estado, a prefeitura de Codó através da Secretaria Municipal de Juventude Cultura e Igualdade Racial (SEJUCIR), promoveu ciclo de formações do Programa Agente de Desenvolvimento Rural Quilombola para os jovens das comunidades quilombolas do município. Durante as formações, os alunos participaram de aulas teóricas nas áreas de fortalecimento étnico, mobilização, participação social e ambiental.
"Foi uma semana intensa de atividades onde nossos jovens de várias localidades Quilombolas de Codó tiveram a oportunidade de se qualificarem em diversos seguimentos onde vão poder colocar em prática nas suas comunidades", explicou o Secretário José Carlos Moreira.
O PROGRAMA
O Programa ADRQ integra as ações de ampliação do Maranhão Quilombola. É coordenado pela SEIR, em parceria com a Assessoria Especial do Governador (Assegov). Tem o apoio das secretarias de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), de Governo (Segov), da Agricultura Familiar (SAF) e a de do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA); da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).
Participam do ADRQ jovens entre 18 e 25 anos, egressos ou matriculados no ensino médio em escola pública, selecionados por processo seletivo residindo em comunidades quilombolas de dez municípios maranhenses.
Durante todo o período em que durar o Programa, o Governo do Maranhão disponibiliza um auxílio mensal no valor de R$ 300, por 12 meses, para viabilizar o desempenho das funções.