Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de sementes no Riacho São José em alusão ao Dia da Água

Secretaria de Meio Ambiente promove plantio de sementes no Riacho São José em alusão ao Dia da Água

access_time

A Secretaria de Meio Ambiente promoveu um plantio de sementes e de plantas nativas da mata ciliar às margens do Riacho São José, na última terça-feira (22), data em que se comemora o Dia Mundial da Água. A ação ocorreu durante a manhã e contou com a participação dos Agentes Jovens Ambientais (AJA), PLAN e atiradores do Tiro de Guerra, os plantios são fundamentais para manter a qualidade e os fluxos dos recursos hídricos de Codó e, assim, ajudar na conservação da natureza, já que as matas ciliares têm a função de proteger a água das nascentes, córregos e rios.

“Além disso, a ação garante a ampliação da área vegetal da nossa cidade em harmonia com o Plano Municipal de Arborização. As árvores são importantes também para a regulação da temperatura, servem de abrigo e produzem alimentos para diversos seres vivos”, destacou a Diretora de Gestão Ambiental, Daniela Rocha.

A Margem do Riacho São José recebeu diferentes espécies, como Buriti, cento Açaí, Tamboril, Grapiá e sementes. A floresta provê serviços ecológicos para a sociedade, a produção da água é um deles, e é esse o intuito da Secretaria de Meio Ambiente, reflorestar as margens e nascentes dos rios.

De acordo com a Secretária de Meio Ambiente, Nicole Veras, o jeito, então, é devolver as nascentes as espécies típicas dali, de forma a proteger as fontes de água, “Nascente de água é aquela água que brota no solo. Se deixarmos ela exposta ao sol ela vai secar. E assim daqui a pouco não teremos, mas água”. Afirmou a Secretária.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
folder_opentags