Codó celebra Dia da Abolição da Escravatura com programação diversificada e valorização da cultura local

Codó celebra Dia da Abolição da Escravatura com programação diversificada e valorização da cultura local

access_time

A Prefeitura de Codó realizou uma programação diversificada em comemoração ao Dia da Abolição da Escravatura, celebrado em 13 de maio. O evento contou com a participação da Secretaria Municipal de Juventude, Cultura e Igualdade Racial (SEJUCIR) e teve início no dia 12, com som mecânico e apresentação de Tambor de Crioula durante a madrugada.

 

No dia 13, as atividades começaram cedo, às 7h, com café da manhã e o hasteamento dos pavilhões Municipal, Estadual e Nacional. Durante a celebração, o Tambor de Crioula foi reiniciado e houve apresentação da dança cultural do quilombo Santa Maria dos Moreira.

 

O prefeito Dr. Zé Francisco destacou a importância da celebração do Dia da Abolição da Escravatura para a cidade de Codó: "Este momento especial representa a luta e a resistência do nosso povo negro contra a opressão e o preconceito. Estamos valorizando a cultura local e promovendo a igualdade racial e o respeito à história do nosso país".

 

O secretário municipal José Carlos Moreira também destacou a importância da programação para a cidade: "A celebração do Dia da Abolição da Escravatura em Codó é uma oportunidade de reforçar a luta contra o racismo e valorizar a cultura afro-brasileira. Estamos muito felizes em poder realizar este evento em parceria com todas as secretarias e valorizar a diversidade cultural da nossa cidade".

 

No período da tarde, a programação contou com Radiola Reggae e atividades esportivas. As atividades esportivas foram encerradas às 18h, com o arreamento dos pavilhões Municipal, Estadual e Nacional. Às 18h30, foi realizada a escolha do Rei e da Rainha Negra, seguida pelo encerramento da programação com a Radiola Reggae às 22h.

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Twitter
folder_opentags